quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018


ATÉ NA VITÓRIA O INÍCIO É SOFRIMENTO
Benê Cantelli

          Terminando uma palestra, encerrei dizendo que o vitorioso em qualquer atividade, principalmente esportiva, se dá pelo sofrimento, até na subida ao Pódio. Apenas não sente quem por estar com as mãos na taça, já está com sua vitória escrita. Falta apenas provar.
          Incrível como a experiência do sofrimento é o caminho da vitória e do sucesso. A própria Bíblia, norma de conduta dos cristãos, se lê no primeiro capítulo da Carta de São Tiago: “Tendes por grande alegria, o passardes por muitas tribulações. Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações. 3. ^Sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. 4. Mas, é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma. 5. Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus - que a todos dá liberalmente, com simplicidade e sem recriminação - e ser-lhe-á dada."
          Não poucas vezes ponho-me a refletir: Será que sofremos em razão de merecidos castigos? Será que o advento de problemas em nossas vidas é a resposta devida como castigo?
         De repente, não mais que de repente, lembro-me da mensagem, que Deus não castiga ninguém. O que sofremos é restolho ou consequência daquilo que fizemos.
         Por isso a misericórdia divina está de prontidão o tempo todo. Em verdade, além de não nos castigar, está sempre pronto para nos perdoar. Esse é o nosso Deus.
         Sem embargo, penso que a vida nos entrega mais dissabores do que benesses. Mais “coisas ruins” do que “coisas boas”. Aliás, já ouvi, também, e não poucas vezes, a expressão: “Quanto mais eu rezo, mais assombrações, aparecem”.
          Não deixa de ser muito esquisito, mas é comum ouvir essa frase, como um resmungo ou reclamação endereçada a Deus, dando a entender, que Ele é o culpado.
          Não posso me omitir ou escudar-me. Tive muitas vezes esse pensamento, e sempre colocando outras pessoas em evidência ou em paralelo com Deus, mostrando o que faço e o que outros deixam de fazer. Ledo engano e crasso pensamento, até porque, não sou juiz de ninguém e o que interessa a Deus, com relação ao outro, é apenas aquilo que devo fazer de benfazejo e caridade. Esse deve ser meu único testemunho.
          Vou referir-me, neste contexto, ao que vejo e escuto de pastores evangélicos: Fazem apologia da vitória, do enriquecimento, das curas milagrosas e, em raríssimas ocasiões fazem alusão à cura interior e o papel importante do sofrimento na formação do caráter cristão. São medíocres quando afirmam que todo sofrimento Jesus já carregou na cruz e deles não somos partícipes.  Quando colocados em xeque, mudam a versão dizendo que Jesus, os Profetas, Apóstolos e outros, sofreram apenas para nos dar exemplo.
          E do livro de Jó que colhemos este conhecimento: "Pois o mal não sai do pó, e o sofrimento não brota da terra, é o homem quem causa o sofrimento como as faíscas voam no ar. (Jó 5, 7)".     O fato, portanto, sobre o qual não há diversidade é nem contraditório é que: O sofrimento nos aproxima de Deus, como o perigo coloca a criança mais rápida sobre os braços da mãe.
          Entendo, enfim, que se estou sofrendo é um sinal de que Deus quer me ouvir ou falar comigo. É como a febre em nosso corpo, ela não é outra coisa a não ser um aviso de que algo não vai bem. Creio que, ao entender assim, minha relação com Deus será muito melhor.
          É tudo o que preciso para ser FELIZ.
          Bom dia. Melhores tempos.
                                                              Professor e Campista
                                                            bncantelli1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário