Cadeira 54 - Silvania Kaminski

Membro Correspondente - Cadeira 54
Planalto, RS

Patrono: Carlos Drummond de Andrade

[ Publicações da Autora neste site ]

Descobri meu talento para leitura e a escrita ainda muito cedo... fui alfabetizada na escola Bom Pastor de Planalto. Foi la que tive meus primeiros contatos com os livros. 
Vivia na biblioteca em busca de livrinhos de histórias infantis... Depois comecei me interessar por contos... Lembro até hoje do primeiro livro de contos que li: se chamava
O Cestinho De Flores, não lembro o nome do autor, mas foi um conto que me marcou muito, e fez despertar minha imaginação para criar outras estórias e o gosto pela leitura... nunca mais parei de ler.
Mas, foi com 11anos, quando já estudava na Escola Estadual Padre Vitório, que eu me descobri como escritora e poetiza.
Minha mãe sempre me encontrava falando sozinha no quintal, escrevia poemas, lia em voz alta e interpretava cenas de estórias que eu mesma criava, isso tudo sozinha.
Daí comecei passar para meus cadernos de aula... Meus colegas acharam meus escritos e perguntaram de onde eu copiava aqueles poemas... Falei que eu mesma inventava... Caçoaram de mim...Fiquei triste. Mas sugeri que eles escolhessem um tema para que eu escrevesse na frente deles. Aceitaram. Escolheram um título que nada tinha a ver com poesia, era: Nossa Sala De Aula, parei, pensei... comparei nossa sala com um jardim e nós todos éramos as flores, fiz um lindo poema! Gostaram tanto, que a partir daquele dia, passaram a acreditar em mim.
Mais tarde na 7° série do 1° grau, comecei a ter apoio dos professores de português e literatura: professor Elói Scaravonatto e Sirlei Reginato, pois eu sempre me destacava nas redações. 
Então, um belo dia, decidi escrever uma estória que estava na minha cabeça há dias: Um misto de aventuras, fantasias e descobertas... quando percebi, estava separando em capítulos minha estória... opa! Me vi escrevendo meu primeiro livro...Nossa, quanta emoção!!
Nessa época, morávamos com meus avôs maternos, e meu avô Carlos Boiani fez uma mesinha de madeira e colocou com uma cadeira, embaixo de um pé de lima, no fundo do nosso quintal, para mim ficar lá, nas tardes de verão, escrevendo meu livro, pois eu precisava de concentração e inspiração... escrevia, sentindo o perfume das flores de lima e das laranjeiras que caiam, de vez em quando em cima de mim e da mesinha... Minha avó Ernesta Boiani era quem ouvia eu recitar meus poemas e ler capítulos do livro, eu perguntava se estava bonito, ela sempre elogiava, me dava carinho, apoio.
Terminei de escrever meu livro de contos com 16 anos e tive a participação da minha amiga de infância Marcia Roieski, que vinha dormir lá em casa para me ajudar a imaginar as próximas cenas e diálogos dos personagens da estória...coloquei o nome do livro: RETRATOS DA INFÂNCIA. Esboçamos a capa, escrevi a introdução, dedicatória... o sonho estava lançado... Mas sem recursos, na época, sem apoio financeiro, não consegui publica-lo. Tudo era muito difícil! Mesmo assim, todos no meu colégio, me conheciam como escritora da cidade. Com o apoio de professores, diretores da escola e colegas, comecei a participar de concursos na escola e outros. Então, em 1988 veio meu primeiro concurso a nível de Brasil. Foi o Prêmio Jovem Escritor 88, promovido pela Academia Feminina De Letras do Rio Grande Do Sul, onde participaram 1250 alunos procedentes de 19 estados e mais o território do Amapá. Foi um concurso de crônicas e foram escolhidas as 50 melhores, para minha felicidade, e também da minha escola, minha crônica com o título: Por Uma Gota De Heroísmo, foi escolhida para fazer parte de uma coletânea, um livro com o respectivo nome do concurso. Imaginem a minha alegria e surpresa quando chegou o convite para ir à Porto Alegre receber o certificado, o livro e participar do coquetel com sessão de autógrafos, juntamente com os outros 49 alunos premiados de todo país. Na época a prefeitura ajudou com as passagens e estadia, fui na companhia de minha irmã Vanderléia, minha professora Vilma Bortolini e meu namorado, hoje marido, Carlos Kaminski. Foi um momento marcante para toda a vida. Dei autógrafos para muitas pessoas importantes, dentre elas, a presidente da AJEB, Associação Dos Jornalistas E Escritores Brasileiros. Foi um momento muito marcante na minha vida!
Na volta, fui acolhida por todos com muito carinho e reconhecimento. Na época cheguei a ser convidada para escrever uma antologia, juntamente com a, então presidente da AJEB, Maria De Lourdes Salgado Cé, mas era longe e não existia internet como hoje existe... era tudo difícil...
Um ano depois, me casei com Carlos Kaminski, que trabalhava e trabalha até hoje no Banco Banrisul aqui de Planalto.
De vez em quando eu participava das feiras do livro ou da leitura, também passava poesias para alunos recitarem em algumas datas comemorativas...
Depois vieram os filhos; Icaro em 1993 e Karin Gabrieli em 1997. Fiquei um pouco afastada do mundo da escrita por um tempo, por causa das crianças.
Mas, quando meu filho Icaro começou a estudar na primeira série do primário, com 6 anos, por incrível que pareça, ele começou falar com a professora dele que sua mãe era escritora... E um dia recebi um recadinho da professora Hilda Potrich para que eu retomasse a escrita e não desistisse do meu sonho de escritora... Então, incentivada por meu filho, marido, familiares e amigos, resolvi reunir todas minhas poesias e publicar meu primeiro livro individual. Não publiquei o meu conto porque para começar seria mais fácil e mais rápido uma coletânea de poesias
Nesta época eu fazia aula de pintura em telas à óleo com a professora de Artes Plásticas Rosemari de Pádua e tinha escrito um poema em homenagem à ela, com o título; Mãos De Artista... Como ela gostou muito do poema, me incentivou a participar de um concurso a nível de Brasil que foi: Cruz Do Mérito Literário Brasileiro, promovido pela Ordem Da confraria dos Poetas ¬– Brasil. Nesse concurso foram escolhidos 27 escritores premiados. Participei com dois poemas: MÃOS DE ARTISTA E O MAR, tive a felicidade de ser escolhida dentre os 27 escritores, e meus poemas passariam a fazer parte da coletânea dos laureados de 2004. Recebi um cordão com as cores da bandeira brasileira e nele a Cruz do Mérito literário Brasileiro, também exemplares da coletânea e diploma enviado pela Ordem da Confraria dos Poetas. Como meu livro ainda estava na editora, deu tempo de colocar também no livro os poemas premiados.
No dia 13 de março de 2004 fiz o lançamento do meu livro de poesia lírica: A VIDA E O TEMPO, o qual foi realizado no Clube Independente de Planalto, com coquetel, sessão de autógrafos, e um cerimonial, incluindo homenagem do meu filho, que tocou uma música do Roberto Carlos no violino, comentários da amiga de infância Marcia Roieski Cebaro, um poema meu recitado pela filha de uma amiga: Jhenifer Zadra, e discurso do prefeito da época Antônio Carlos Damim etc. Além de familiares e algumas pessoas importantes da cidade, estiveram presentes alguns professores e colegas de aula, alguns, vindos de longe para me prestigiar... Foi um momento inesquecível!
Fiz sessão de autógrafos em Alpestre, Ametista Do sul, na Expo Pedras, aqui em Planalto, na Festiplan. Também fui em outras cidades vizinhas divulgar meu trabalho.
Após participei de mais um concurso de poesias promovido pela Associação São Luizense De Autores – ASAS, de São Luiz Gonzaga. Participei com dois poemas: SOLIDÃO DE MIM E NOITE ESTRELADA, conseguindo, mais uma vez, ser premiada e fazer parte da coletânea VERSOS E PROSA.
Depois disso, por problemas de saúde e problemas particulares, fiquei parada por algum tempo e pintando minhas telas... mas sempre escrevendo meus poemas.
Comecei, há um ano atrás, participar de um grupo de fotografias, através do Facebook, GRUPO MARAVILHAS DO SOL, NATUREZA E VIAGENS, criado por Artêmio Antonio Tibola, maestro de Corais, inclusive do qual eu participo: Vozes Do Sul. Fui convidada a postar fotos de minha autoria com o tema, ao qual se refere o grupo, e, através desse grupo, descobri mais um talento e hobby que eu não sabia que tinha: A Fotografia Amadora.
Neste grupo, que tem apenas um ano e pouco de existência e composto por 16.698 membros no momento, pessoas do Brasil e de outros países, fiz várias amizades virtuais, dentre elas, Maria Peres e Ida Peres de Londrina, Paraná e são administradoras do grupo. E através desse grupo tão conhecido, foi possível essas administradoras virem para cá me conhecer, conhecer o Artêmio Tibola e demais membros do grupo que moram aqui e redondezas.
Com a ajuda do Artêmio, da Fabiane Crema, que mora em Itapema SC, e a Rosa Bertuoli Alves de Ametista Do sul e também administradora do grupo, foi possível realizarmos um mini encontro na minha casa, onde, por ocasião, do meu aniversário, aproveitei para oferecer um coquetel no dia 08 de abril desse ano e marcar, com muita emoção, esse encontro do virtual para o real. Fui agraciada com a presença de amigas inesquecíveis reais e virtuais, que se tornaram reais, dentre elas, a Maria Peres, Ida Peres, a também escritora Jussara Zanatta, Fabiane Crema, Eligia Fossá Moras, Ines de Cesaro, Geneci Sotoriva, Tânia Mari Gnoatto, Rosa Bertuoli Alves e o fundador e amigo Artêmio Antônio TIbola e outras amigas queridas e familiares. Também, nesse dia, levamos as amigas para conhecer o Museu Da Pedra e o Shoping Das Pedras em Ametista Do Sul e nos encontramos com Joel Trentim e esposa Vera Trentim de Palmeira das Missões, membro do grupo, que vieram nos conhecer também.
Foi um momento de muita emoção e alegrias.
Esse grupo de fotografia e mais outros grupos que participo, incluindo o Grupo Sou De Planalto, me incentivaram, além do gosto pela fotografia, o incentivo e apoio para mim preparar um novo livro, e de continuar participando de concursos de poesia, feiras de livro e de leitura. 
É o que pretendo no momento: Voltar a correr atrás dos meus sonhos, pois descobri que nunca é tarde para continuar ou recomeçar.
Amo a arte, seja ela, a escrita, pintura ou fotografia... Mas principalmente, amo escrever! Talento que nasceu comigo, faz parte de mim, e eu não saberia viver sem!
Através da escrita nos comunicamos com o mundo e as pessoas de todas as idades!

Contato: silvaniamarquesk@hotmail.com

Clique no Diploma para ampliá-lo








ANJOS MUTANTES

As árvores são misteriosas...
Elegantes,
Exuberantes,
Majestosas...
No inverno, se cobrem de neve
E ficam encantadas!
No outono, ficam nuas,
No verão, se vestem,
Na primavera, florescem...
Sob o sol ficam iluminadas,
De noite,                                                                     
 Viram silhuetas...
Ao amanhecer estão úmidas
E exalam aromas...
Cobertas de verde,
Também amarelecem,
Se despem, se vestem...
E, de novo,
Florescem!...

           Silvania Marques kaminski


25/04/2018 -
SOLIDÃO DE MIM

Sonho só,
Num sonhar sem dó!
Sonhando, vou vivendo,
Nascendo e morrendo
A cada dia
Um pouco só...

Vivo só
Numa solidão de dar dó,
Vivendo, vou sonhando,
Caindo e levantando
A cada dia
Um pouco só...

Sou só,
No martírio dos meus "eus"
Vivendo, vou morrendo,
Esquecendo-me de mim,
A cada dia
Um pouco só...

         Silvania M. Kaminski


MÃOS DE ARTISTA

Sempre ficará luz e cor
Nas mãos de um artista
Que pinta uma tela!...

Suas mãos fazem o azul do céu
Ficar ainda mais azul!
Com um pinguinho de tinta branca
A água do rio resplandece!
Juntando o amarelo e o vermelho
Tu fazes o sol nascer
E o dia amanhecer...
Com pinceladas de verde,
As árvores nuas se vestem.
E com gotinhas de vermelho
Até as flores desabrocham!...
Brota luz, brota vida
Destas suas mãos 
Lambuzados de tinta!

Com pequenos zigue-zagues
De tinta preta,
Pássaros voam...
E com tracinhos verticais
É tão fácil fazer a chuva cair!
Com uma linha quase apagada
E distante...
Podemos ver o horizonte!

Tudo você sabe,
Tudo você cria,
Porque a arte imita a vida


E brota esperança e harmonia
Destes suas mãos de artista!

             Silvania M. Kaminski










04 de outubro de 2018

Lançamento do Livro "Versos Inversos"



Nenhum comentário:

Postar um comentário