quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Reflexão de Escudante



Reflexão   de estudante

 

 

Sempre quando entramos no ano letivo, viemos com  aquela empolgação, para conhecer novas pessoas, tanto colegas quanto professor.

Todos nós passamos por mais uma nova etapa da vida, para que o nosso futuro possa ser cada vez mais promissor, sendo uma passagem comum a cada ano, pois  é assim que conseguimos nos desenvolver a fim de que possamos gerenciar a nossa vida no futuro.

Entretanto não é nada fácil, entrar  rumo ao desconhecido, pois estaremos em coletividade e temos que manter o nosso foco, mesmo encontrando diversas oportunidades de desvio da nossa conduta, pois enquanto adolescente é muito fácil, com tantas opções de diversão hoje em dia, só o celular toma o nosso tempo praticamente todo, sem falar das redes sociais que são bem divertidas.

Isso tudo toma o nosso tempo inteirinho e quando vemos já é tarde da noite, nossos pais já dormiram e daqui a pouco vai amanhecer, dando inicio a toda uma rotina de estudante.

Muitos se maldizem da vida por encontrar essa oportunidade, bem não colocar o pé no colégio, já estão  xingando, mexendo com as  outras pessoas, atormentando todos que passam por ele, até os professores não têm  sossego com esse tipo de pessoa, mesmo não sendo aluno da turma, ele que ficar na nossa sala, abusando e querendo chamar atenção. O pior que tem gente que gosta, quanto mais  dão risada, ele continua fazendo aquele ridículo show, e nossos colegas não percebem que essa pessoa está atrapalhando a nossa sala, onde cada minuto é importante para todos nós.

Uns reclamam que os professores passam muitas atividades, outros reclamam  que tem professor que não passa atividade, mas esquecem que o centro do aprendizado é a gente, nós que estamos em formação, se não tem aula ou termina mais cedo, bem que a gente pode procurar um livro na biblioteca para ler. Aí vão dizer que tem colégio que não tem esse imprescindível equipamento, porém existem várias formas de estudar mesmo não tendo o professor para orientar a gente.

Existem bibliotecas virtuais, bem como livro virtual, que estão em toda rede da web,  a gente esquece que a INTERNET, tem muitas opções de leitura e até de aulas de todas as disciplinas. Mas não é isso que a gente faz quando está com o celular na mão, a gente esquece tudo, perde a noção do tempo e do espaço, até a noite encurta.

Muitas vezes a gente fica em sala apertada, até sem muita ventilação, tornando o lugar muito difícil, principalmente quando os nossos colegas agitados começam a jogar bola de papel, aviãozinho, ou até começam com brincadeirinhas de assobio na nossa sala, muita gente gosta, por isso que eles continuam...

Tem uns que não entram na sala, ficam no pátio namorando, jogando, ou até escondido no banheiro para não o acharem e o encaminharem para a direção, tudo isso acarreta inúmeros problemas, ele mesmo sabe que isso o prejudica, porém, no final do ano,  começa o corre-corre como sempre, vindo mãe, pai, uns dizem até que o professor nos persegue, eles não podem dizer nada, se disser alguma coisa, já falam de perseguição...

Tem um colega que chega sempre atrasado, desta vez ele além de chegar atrasado, ficou conversando na porta da sala, o nosso professor estava dando aula e pediu para ele escolher se vai entrar ou sair, o cara disse bem alto : - Espere!

É mito difícil para o professor e para os alunos que querem alguma coisa, pois a gente é até discriminado por querer estudar,  se a gente não emprestar a nossa atividade para o colega que não fez, já começam  a falar que a gente é um monte de coisa, a gente para não sair de ruim, entrega.

Uma vez o professor viu uma colega nossa entregando a atividade, para o colega  fotografar, deu a maior confusão, porque o menino ainda queria visto, veja só?

Nosso colégio tem muitos projetos valendo nota, a gente gosta muito, o chato é que nessa hora, muitos ficam colados  na gente,  recebendo nota de graça,  a gente nem fala nada, porque conviver com alguns colegas é complicado...

A unidade reduziu de quatro para três, a média é cinco, temos  que alcançar quinze pontos durante o ano, quem não consegue,  tem recuperação, ainda tem conselho de classe, onde os professores se reúnem para ver se o aluno que perdeu, tem chance de passar e quem perdeu poucas matérias ainda tem chance de fazer dependência.

Porém muitos de nós   esquecem que essa chance é única para todos, mesmo estando em escola pública, pois nossos pais não vão ficar para sempre, também a gente não vai ser sempre estudante, se formando ou não, passando ou não, tudo tem um início, meio e fim, a gente enquanto estudante, tem que aproveitar, pois nenhum de nós sabe o futuro de ninguém, ele está em aberto, mas de uma coisa temos certeza, a vida é mais difícil do que a gente imagina, resta a cada um de nós aproveitar, estudando e aproveitando cada minuto possível, porque o amanhã está   logo aí e vai cobrar  cada minuto que a gente desperdiçar, brincando, atrapalhando as aulas, ou até não fazendo as atividades, ao passo que os que se esforçarem, podem até ter um pouco de dificuldade, mas certamente será vencedor, isso só depende de cada um de nós.

 

 

 

Marcelo de Oliveira Souza,IwA

2x Dr. Honoris Causa em Literatura

Do blog http://marceloescritor2.blogspot.com

Instagram: marceleoscritor

 

 

 

 

 








Marcelo de Oliveira Souza,IWA -  Salvador - BA - Brasil
Escritor e  Organizador do Conc Lit Poesias sem
Fronteiras.
* 2 x Dr. Honoris Causa em Literatura- FEBACLA e VaeBrasil
membro:
* Da Academia de Letras do Brasil : seccionais  Mato Grosso do Sul / Sul e Baixo Sul da BA;
* Da International Writers and Artists Association -EUA
* Da Academia de Letras de Teófilo Otoni  ;


*******************************************
* Site do Concurso de 
* Facebook: marceloescritor  ; Instagram:@marceloescritor
* Inscreva-se no nosso grupo de e-mail, mande uma mensagem para: marceloescritorsom-subscribe@yahoogrupos.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário