sábado, 25 de agosto de 2018

POSSE DE NOVOS ACADÊMICOS DA ALBMS E ALBCG

20 de agosto de 2018 - Segunda-feira.

Posse de novos acadêmicos das Academias : ALBMS e ALBCG


Discurso da Presidente da Academia de Letras do Brasil –-Seccional Mato Grosso do Sul – Senhora Maria Helena Sarti

Senhores, senhoras, autoridades presentes, boa noite!
A Academia surgiu em 24 de outubro de 2010 em Caçu/ Goiás com a posse minha como presidente pró-tempore e mais dois acadêmicos na época. Era tudo novo para nós. 
Em 25 de agosto de 2012 nessa cidade morena e querida por nós houve a posse de novos acadêmicos com a presença de nosso
Presidente Nacional Dr. Mário Carabajal Lopes. Nesse mesmo dia
Foi criada a Academia de Letras do Brasil Campo Grande a pedido do nosso presidente nacional e ficou como presidente o Dr. Venâncio Josiel dos Santos, o qual levou a academia junto com a Academia Evangélica de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul todo esse tempo a eventos registrados em blogs e face book, no mesmo dia criou-se a Academia de Letras do Brasil – Povo Cigano, na época relacionada nacionalmente no projeto da ALB chamado GEMONA.
Dia 08 de novembro de 2014 novamente empossamos mais membros na ALBMS e ALBCG. O histórico é grande.
No dia 14 de março de 2015 eram então empossados os 12 membros fundadores da ALB Coxim-MS em cerimônia realizada na UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul durante o II Encontro Intermunicipal de Declamadores em Coxim-MS.
No mesmo ano em 12 de agosto diplomamos mais dois membros e entregamos ao Senhor Acileu Brum o Pré-tempore – cadeira 01 de Jardim/MS, e estamos organizando para fundarmos a ALB/JARDIM-MS ainda para esse ano.
 31 de agosto de 2017, na cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro legalizamos a Academia de Letras do Brasil/ Romani Ciganos Mundial, academia esta presidida hoje pelo confrade senhor Pedro Nicolich, ainda dentro do projeto Gemona ficou constituída a primeira academia de ciganos atuante no mundo.
E estamos aqui 20 de agosto de 2018 para entregar a imortalidade
Para 09 acadêmicos da ALBCG e 05 da ALBMS.
Abro em parêntese para informar que recebemos um e-mail de nosso querido presidente da ALB nacional Dr. Mário Carabajal, o qual em grande emoção comentou que em 20 de agosto faz aniversário a Acadêmica Manuela Carabajal (já falecida) fundadora da ALB e mãe do nosso presidente. Como eu não acredito em coincidência tudo já está muito bem escrito pelo nosso Pai Eterno vamos aplaudir essa amada figura. Manuela parabéns!
Sempre temos no coração a esperança (do verbo esperançar) que os acadêmicos, que hoje tomam posse, tragam respiro novo para essas  Academias, integrando-se aos que já estão aí, e juntos elaborarmos projetos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, posto que somos pessoas pertencentes a uma rede pré-disposta a colocar a literatura campo-grandense e sul-mato-grossense no patamar que ela merece.
Acredito que o primeiro passo para a concretização do sonho esteja na humildade, no comungar, na irmandade e no olhar conjunto aos povos menos favorecidos de conhecimento. Conforme nossos estatutos, os quais devemos reunir e estudar, reza o atender a comunidade e não a nós mesmos.
Colocar o ego em seu devido lugar, pois como disse o discípulo Paulo “o resto são só vaidades”.
E de Platão o seguinte pensamento: “Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele”.
Gratidão, gratidão, gratidão a todos.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário