segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Personagens Bíblicos - Lameque, o primeiro bígamo da Terra


Lameque era filho de Metusael (descendente da Caim). Era da sexta geração do primogênito de Adão: 1-Caim; 2-Enoque; 3-Iraque; 4-Meujael; 5-Metusael; 6-Lameque. Ele foi o primeiro homem a casar-se com duas mulheres: Ada e Zilá. Ada deu-lhe dois filhos varãos: Jabal e Jubal. E, Zilá deu-lhe um casal de filhos: Tubal-Caim e Naamá. JABAL foi o precursor de todos os que moram em tendas e criam gado: os nômades e os boiadeiros. JUBAL foi o patriarca de todos os que tocam harpa, órgão e outros instrumentos (os músicos e os instrumentistas em geral). TUBAL-CAIM tornou-se mestre em todas as obras de ferro e de cobre, e foi o precursor dos metalúrgicos, ourives, ferreiros, serralheiros e afins. NAAMÁ (sua irmã) dedicou-se às lides do lar, como varoa que era (Gênesis 4.17-22).
Assim como o seu ancestral Caim, Lameque tinha um instinto assassino. Certa feita ela reuniu suas duas mulheres e lhes contou, jactando-se do feito: __Ada e Zilá! Ouvi a minha voz! Vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito: Porque eu matei um varão por me ferir e um mancebo por me pisar. Porque sete vezes Caim será vingado! Mas, Lameque o será setenta vezes sete (Gênesis 4.23,24).
Assim, podemos perceber que toda a descendência de CAIM era geneticamente corrompida. Daí, DEUS resolveu trazer o DILÚVIO sobre a face da Terra, com a finalidade de purificá-la. Senão, vejamos:
1-Gênesis 6.5-8: E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má, continuamente. Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: __Destruirei de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até o réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de havê-los feito! Porém, Noé achou graça aos olhos do Senhor. EXEGESE: A maldade humana multiplicou-se na terra através da descendência de Caim, ao ponto de DEUS desejar exterminar a humanidade. Porém, pelo fato de Noé agir como um justo, o Senhor resolveu preservar a ele e a sua semente, para repovoarem a terra. Observe-se que Noé não era da descendência de Caim, e sim da descendência de Sete (o terceiro filho de Adão e Eva).
2-Gênesis 6.1-4: E, aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas. Viram os “filhos de Deus” que as “filhas dos homens” eram formosas; e tomaram para si de todas as mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: __Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne. Porém, seus dias serão cento e vinte anos. Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os “filhos de Deus” entraram às “filhas dos homens” e delas geraram filhos. Estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama. EXEGESE: Com a violência e a iniquidade generalizada na face da terra, ficou fácil e atrativo aos “filhos de Deus” (demônios ou anjos caídos) assumir corpos humanos e cohabitarem com as “filhas dos homens”. Desse desequilíbrio genético advieram os “gigantes da terra”, fruto dessa união despropositada, e não recomendada por DEUS.
3-Gênesis 4.19-22: E tomou Lameque para si duas mulheres: o nome duma era Ada e o da outra era Zilá. E Ada teve a JABAL: este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado. E o nome de sue irmão era JUBAL: este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. E Zilá também teve a TUBAL-CAIM: mestre de toda a obra de cobre e de ferro. E a irmão de TUBAL-CAIM foi NAAMÁ. EXEGESE: O bígamo Lameque não seguiu a vontade divina e trilhou o caminho da iniquidade. Mesmo com seus filhos tornando-se grandes especialistas e mestres em suas áreas de atuação, a sociedade por eles formada tornou-se corrompida e distante dos parâmetros determinados por DEUS.
No entanto, não devemos confundir LAMEQUE (filho de Metusael e descendente de Caim) com outro LAMEQUE (este filho de Metuselá ou Matusalém) descendente de Sete (terceiro filho de Adão e Eva). Este LAMEQUE foi o pai de Noé (o patriarca posdiluviano) e avô de Sem, Cão e Jafé (Gênesis 4.17-26; 5.25-32). Da mesma forma também não devemos confundir ENOQUE (o primogênito de Caim), com ENOQUE (o primogênito de Jarede), da descendência de Sete. Enoque (filho de Jarede, neto de Maalalei, bisneto de Quená, trineto de Enos e tetraneto de Sete) foi o primeiro homem que não passou pela morte física, pois foi arrebatado aos Céus. Ele foi o tetravô de Noé (o patriarca do dilúvio). Enquanto isso o filho primogênito desse Enoque (Metuselá ou Matusalém) viveu 969 anos, e foi o homem de maior longevidade na História da Humanidade (Gênesis 5.1-32).
Também houve uma cidade chamada de “ENOQUE”, a qual foi construída por Caim e pelo seu primogênito Enoque (Gênesis 4.17). Dentro desde contexto não devemos ignorar que ENOS (o primogênito de Sete) deu continuidade ao ministério da adoração a DEUS iniciado pelo seu finado tio ABEL (Gênesis 4.25.26). No entanto esse culto não foi seguido pelos seus descendentes, excetuando-se Enoque (filho de Jarede e neto de Maalalei) e Noé (filho de Lameque, neto de Metuselá (Matusalém) e bisneto de Enoque) – (Gênesis 5.24; 6.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário