segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Acadêmicas correspondentes da ALB-MS lançam antologia no I Encontro de Escritores de Alagoas

Foto: Arquivo pessoal.

As jovens escritoras Kelvia Vital e Lícia Maciel, membros correspondentes da ALB-MS, realizaram no dia 28 de outubro o I Encontro de Escritores e Leitores em Santana do Ipanema (AL). O evento que ocorreu na Câmara de Vereadores e na Casa da Cultura contou com uma vasta programação, atraindo um público bastante diversificado.

Foram proferidas palestras, musicais, declamações de poesias, vendas de livros, exposições, dramatizações, apresentação da Orquestra Estudantil Ivaldo Bulhões da E.M.E.B. Maria Nepomuceno Marques e visitações. Além de escritores, estiveram presentes representantes de instituições como universidades, sindicatos, escolas, poder legislativo, presidentes de academias de letras alagoanas e sergipanas.

O encontro literário marcou o lançamento da I Antologia de Escritores Santanenses e Convidados, obra organizada pelas acadêmicas Kelvia e Lícia, na qual foram compilados textos de 129 escritores de diferentes faixas-etárias e localidades. A seleta surgiu para resgatar escritores que viviam no anonimato e nunca haviam tido publicação em livros.

Cada escritor que fez parte da seleta foi agraciado com um exemplar da Antologia, certificado, medalha e brindes. O evento consolidou o encontro entre experientes autores e jovens escritores, culminando num momento histórico para todos os amantes das letras.

As chamadas “garimpadoras de sonhos” deixaram marcas significativas na literatura alagoana revelando talentos e concretizando sonhos.


Apresentação
Um encontro de sonhos e palavras

Escritos rabiscados em folhas de papel, abandonados em caixas de papelão ou postados em redes sociais. Esses eram os possíveis destinos dos textos que ousávamos escrever, na busca incessante de registrarmos nossos sentimentos. Não importaria se alguém chegaria a ler tais palavras, o que prevalecia era o espírito de escritoras, mostrando-se a qualquer tempo. A necessidade de escrever sempre foi maior que o reconhecimento da própria escrita.
Descobertas por Tinho Santana, presidente da Academia Canindeense de Letras e Artes, grande percursor na beleza de oportunizar sonhos, de deixar legados e de descobrir talentos, fomos inspiradas por esse ser iluminado que abriu as portas do mundo literário para que pudéssemos adentrar neste universo tão fascinante. 
Em solos sergipanos, tivemos nossos escritos eternizados. Agora é nossa vez de retribuirmos tamanha consideração! Assim, surgiu o desejo de realizarmos, em nossa amada Santana, um encontro entre experientes autores e jovens escritores, culminando num momento histórico para todos os amantes das letras: a publicação de uma coletânea de sabores e saberes literários diversificados.
A I Antologia de Escritores Santanenses e Convidados nasce da vontade de incentivarmos a prática de leitura e escrita, de realizarmos sonhos, de consolidarmos encontros, de deixarmos marcas na literatura santanense, de darmos vida a pensamentos, de propiciarmos aos novos literatos a oportunidade de publicarem seus escritos e de compartilharem textos de escritores (as) que até então viviam no anonimato. 
Revestida por esses anseios, a primeira antologia idealizada em terras santanenses possibilitará ao leitor se emocionar, sorrir, chorar, imaginar e viajar nos causos, contos, poemas, crônicas, cordéis e poesias que falam de sentimentos, de perdas de pessoas queridas, dos desafios da vida, de sonhos, de amores e paixões. Linhas que fazem críticas sociais, que revelam origens, que se angustiam com a seca nordestina, que se alegram com a chuva vinda. Admiração pelo rei do cangaço, pelo rei do baião, exaltação ao amor, à música, à mãe, à mulher, ao poeta e a terra de Senhora Santana.
A idealização desse diferenciado projeto nos rendeu alguns adjetivos: caçadoras de talentos, garimpadoras de sonhos, fadas da literatura, meninas de ouro, garotas ousadas! E a cada texto recebido, a alegria era imensurável! Tivemos o cuidado de tratarmos cada escritor com o mesmo carinho e credibilidade que recebemos. A emoção nos contagiou em muitos momentos, principalmente quando alguém nos revelava que gostava de escrever e que nem sabia o que fazer com isso, ou mesmo quando diziam que estavam esperando apenas uma oportunidade como essa. Então, reconhecemos que nossa missão era mostrarmos caminhos, possibilidades e acolhermos cada pérola literária que conhecíamos. Destaque maior desse projeto seja dado à palavra compartilhada e aos sonhos realizados. Registros memoráveis eternizados em cada texto dessa Antologia.
Ser escritor (a) é isso! É viver várias vidas em uma só; é externar o que carrega no coração; é enxergar além do que se vê; é estar feliz em ter um pedaço de papel e uma caneta à mão. Ser escritor (a) é ver as letras como tintas e o papel como uma tela onde se possa pintar poesias, poemas, histórias e emoções. Ser escritor é ter palavras em mente e amor no coração.
A I Antologia de Escritores Santanenses e Convidados representa a concretização de um sonho plantado em nossos corações e regado por cada texto aqui compartilhado. Essa gloriosa obra é a prova que os sonhos podem se tornar reais quando existe cooperação. Nosso eterno agradecimento aos que sonharam conosco e colaboraram para a efetivação desse projeto, dedicando parte de seus tempos para se unirem a este sonho coletivo. 


Roteiro

Primeiro momento: 
09:00h – Iniciaremos com a execução do Hino de Santana do Ipanema
Orador: Senhoras e senhores, bom dia! Sejam muito bem vindos e bem vindas ao I encontro de escritores e leitores em Santana do Ipanema, integrado ao lançamento da I antologia de escritores santanenses e convidados. Obra que contou com a colaboração de 129 escritores dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, paraná, Rio de Janeiro e sobretudo de nosso querido estado de Alagoas. Tivemos representação de 21 municípios alagoanos, são eles: 
Ouro branco
Agua branca
Carneiros
São José da tapera
Maceió
Pão de açúcar
Arapiraca
Palmeira dos índios
Dois riachos
Maravilha
Estrela de alagoas
Maribondo
São Miguel dos campos
Rio largo
Igaci
Belém
Olivença
Taquarana
Olho d’água das flores
Pilar
E 52 escritores de Santana do Ipanema
Hoje, estamos celebrando esse encontro das letras e acolhendo cada um que acreditou nesse sonho!
O evento, idealizado foi idealizado por:
KELVIA VITAL: Natural de Arapiraca. Professora da rede municipal de ensino de Santana do Ipanema. Tem sido reconhecida pela participação efetiva em atividades lítero-culturais. Descobrindo-se escritora, vem desde 2016, publicando seus textos em antologias por todo Brasil. Recebeu o Prêmio Nordeste de Literatura da Literarte, em João Pessoa Paraíba. Também foi destaque em Poesias no 26º Concurso Literário Internacional de Poesias, Contos e Crônicas. É Membro Correspondente da ACLAS, da Revista Eletrônica Poemas do Brasil, da ALPAS 21 e da ALB-Mato Grosso do Sul. Foi indicada, este ano, para a associação Internacional IWA. Atualmente, é Vice-presidente da União Sertaneja de Escritores – USESC.
LÍCIA MACIEL: Natural de Santana do Ipanema. É graduanda em História pela Universidade Estadual de Alagoas –UNEAL. O gosto pela leitura e escrita se deu quando a mesma teve contato com a literatura em sua primeira graduação, no curso de Letras Português no ano de 2012. Começou a escrever apenas com o intuito de externar seus pensamentos e vivencias do quotidiano. Foi através de Kelvia Vital, que Lícia publicou seu primeiro texto, na antologia de Canindé de São Francisco, organizada por Tinho Santana. Desde então, vem participando de várias antologias e publicando seus textos pelo Brasil a fora. É membro correspondente da ALAS – Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano e da Academia Literária Brasileira de Mato Grosso do Sul. Atualmente é secretária da União Sertaneja de Escritores - USESC.  

Para darmos continuidade a este dia tão especial e histórico nas terras santanenses, convidamos uma das idealizadoras do projeto para fazer uso da palavra: seja muito bem vinda: Kelvia Vital!

9:20
Orador: Neste momento, teremos a palestra sobre Santana do Ipanema-Alagoas, que será proferida pelo professor Clerisvaldo B. Chagas. 
Clerisvaldo Braga das Chagas, do currículo das crônicas: Escritor Símbolo do Sertão Alagoano. É patrimônio cultural vivo da cidade onde o viu nascer, Santana do Ipanema. Foi pesquisador do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É graduado em Geografia, fez especialização em Geo-História, lecionou em várias escolas tendo a Geografia como base. Também ensinou História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Arte e Ciências. Contribuiu com o seu saber em várias escolas santanenses e cidades circunvizinhas. 
Sua vida social tem sido intensa e fecunda. Foi membro fundador do 4º teatro de Santana (Teatro de Amadores Augusto Almeida); membro fundador de escolas em Santana, Carneiros, Dois Riachos e Ouro Branco. Foi cronista da Rádio Correio do Sertão (Crônica do Meio-Dia); Venerável por duas vezes da Loja Maçônica Amor à Verdade; 1º presidente regional do SINTEAL (antiga APAL), núcleo da região de Santana; membro fundador da ACALA - Academia Arapiraquense de Letras e Artes; criador do programa na Rádio Cidade: Santana, Terra da Gente; redator do diário Jornal do Sertão (encarte do Jornal de Alagoas); 1º diretor eleito da Escola Estadual Prof. Mileno Ferreira da Silva; membro fundador da Academia Interiorana de Letras de Alagoas – ACILAL.
Com a palavra, o professor Clerisvaldo B. Chagas. 

Orador: Convidamos agora, a senhorita Kelvia Vital, para entregar o certificado de participação como palestrante ao senhor Clerisvaldo Chagas. 

10:00
Orador: Agora, daremos início ao coffee-break, e para acompanhar este momento, teremos apresentações de artistas locais. 
Para nossa primeira apresentação, gostaria de chamar, Irllen Rafaelly, ela é santanense, tem 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio e adora cantar. Começou a carreira artística aos 14 anos, fazendo pequenas apresentações na igreja e em eventos familiares. 

Orador: A nossa segunda apresentação musical será com Roger Rocha, um santanense de 17 anos, cursa o 2º ano do ensino médio, e canta desde os 03 anos de idade. Foi destaque na comemoração dos 200 anos de Alagoas, compondo letra e melodia da canção com mesmo tema. 

10:30
Orador: Buscando a valorização dos talentos locais, Lícia Maciel entregará certificado e placa homenageando os dois jovens que abrilhantaram mais ainda esse Encontro de Escritores: Irllen Rafaelly e Roger Rocha. (Facultar a palavra a eles). 
Orador: Convidamos agora, o professor Vasko, presidente da ALAS (Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano), para proferir sua palestra, intitulada: Dicas para bem redigir.
O professor Vasko, como é conhecido, é aposentado do Banco do Brasil; Advogado, Jornalista, Radialista, Escritor, Fundador e Presidente da ALAS–Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano), Membro de quatro outras academias, Membro Correspondente do Círculo de Escritores da Espanha; Membro da Associação Sergipana de Imprensa (ASI).
É Graduado em Direito; Pós-graduado em Administração de Empresas; Didática do Ensino Superior; Gestão e Educação e Língua Portuguesa. 
Lecionou: Língua Portuguesa; Latim; Matemática; Direito Constitucional; Direito Administrativo e Ética Profissional. 
Com a palavra, o professor Vasko!

Orador: Convido agora, a senhorita Lícia Maciel, para entregar o certificado de participação como palestrante ao professor Vasko. (Facultar a palavra)

11:10
Orador: Este evento foi idealizado para promover a interação entre os participantes da I Antologia de Escritores Santanenses e Convidados. Desta forma, agradecemos imensamente pela presença de todos e todas que estão compondo essa obra. Alguns de nossos talentos farão apresentações especiais neste momento. Para darmos inicio a esse show cultural, convidamos:
Andrea Paz – declamação de poesia
Wiomar Santana – relato de experiência como escritor
Erivaldo Amancio - dramatização
Cristovao Augusto – poesia de cordel
Nívea Alves – depoimento e agradecimento
Silvia Maria – declamação de poesia
Diogenes Rodrigues – cantoria 
Paula Machado – agradecimento
Charles – poesia de cordel

12:00
Orador: Encerrado o momento de palestras e apresentações, vamos fazer uma pausa para o almoço. Aos que desejarem, as anfitriãs Kelvia e Lícia encaminharão para os restaurantes reservados. Estaremos retomando as atividades, as 13:30 no prédio da Casa da Cultura. Portanto, após o almoço, peço que se dirijam até lá.
Obrigado! E bom almoço!

Segundo momento:

13:30
Orador: Boa tarde! A segunda parte do Encontro de Escritores e Leitores está se dando no prédio da Casa da Cultura, que foi inaugurada no dia 28 de abril de 2017, durante as festividades alusivas aos 142 anos de emancipação desta cidade. 
A Casa da Cultura conta com Biblioteca Municipal, Sala Audiovisual, Espaço para exposições, Diretoria de Cultura, sala para a Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, Telecentro e salas para oficinas.
Neste momento, iremos prestigiar a apresentação da Orquestra Ivaldo Bulhões, sob a batuta da maestrina Lisandra de Melo Santos

Orador: Fiquem a vontade para conhecerem as dependências do prédio. E as 14:10 retornaremos para Câmara Municipal, local do início deste evento. 
Orador: Agradecemos a participação de cada integrante da Orquestra Ivaldo Bulhões. Alunos dedicados à música e incentivados pela Escola Municipal de Educação Básica Maria Nepomuceno Marques, sob a direção de Jarina Soares Farias e Nancy Melo, pessoas que fazem história na educação santanense. 
Gostaríamos de convidar Gilcélia Gomes, diretora de Cultura e Juliana Pereira – funcionária desta instituição para entregarem os certificados de participação a cada membro da orquestra. 
Finalizando as homenagens nesta casa, convidamos Kelvia Vital e Lícia Maciel para entregarem o certificado de colaboração à Esc. Maria Nepomuceno Marques, as diretoras Jarina Soares Farias, Nancy de Melo e à maestrina Lisandra de Melo Santos.

14:20
Orador: Dando continuidade, convidamos neste momento, o Senhor Cristovão Augusto para apresentar a União Sertaneja de Escritores de Alagoas – USESC.
Cristovão Augusto da Silva nasceu na cidade de Santana do Ipanema – AL, reside no município de Pão de Açúcar. Iniciou sua trajetória na literatura aos 14 anos de idade ao escrever seus primeiros textos em cordel. Além de escritor, é palestrante, oficineiro e declamador. Formado em Letras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, possui diversos títulos em variados gêneros, mas dedica especial atenção à Literatura de Cordel. Seus textos versam sobre os mais variados temas, como política, romance, comédia, natureza, obras literárias consagradas, filmes, dentre outros. Além disso, faz do cordel um instrumento que dialoga com inúmeras áreas do conhecimento, popular e erudito, apresentando uma aproximação dessa literatura com a sala de aula e a cultura popular.
Atualmente, ocupa os cargos de presidente da União Sertaneja de Escritores – USESC e vice-presidente da Academia Alagoana de Literatura de Cordel – AALC.

Com a palavra, o cordelista Cristovão Augusto!
Orador: Convidamos Kelvia Vital para a entrega de certificado de colaboração ao presidente da USESC – Alagoas: Cristovao Augusto.


14:40
Orador: A gratidão é um dos sentimentos mais puros e nobres que existem, e pessoas gratas são muito mais felizes com o que possuem. Desta maneira, iniciamos o momento de gratidão àqueles que acreditaram e nortearam as ações para a realização deste evento.
Para entregar uma das placas, convido Kelvia Vital para fazer uso da palavra, prestando sua homenagem ao Presidente da ACLAS (Academia Canindeense de Letras e Artes): Tinho Santana.
Orador: Para entregar uma das placas, convido Lícia Maciel para fazer uso da palavra, prestando sua homenagem à professora de Língua Portuguesa deste município: a senhora Madalena Clemente.
Orador: Para entregar a última placa, convido Lícia Maciel para fazer uso da palavra, prestando sua homenagem à Casa da Cultura que enaltece os artistas e escritores de Santana do Ipanema, em nome da Diretora de Cultura: Gilcelia Gomes. 

15:00
Orador: Gostaríamos de convidar os patrocinadores desse I Encontro de Escritores e Leitores em Santana do Ipanema para receberem certificados de colaboração para concretização desse evento. 
VER NOMES NOS CERTIFICADOS E LISTA ANEXA
15:10
Orador: A I Antologia de Escritores Santanenses e Convidados revelou para o mundo literário diversos talentos das letras, bem como valorizou mais ainda os escritos dos já consagrados autores da região e de outros Estados. Neste momento, convidaremos os nobres literatos para receberem certificado, medalha e a grandiosa Antologia Santanense da qual fazem parte.

15:40
Orador: a palavra está facultada às autoridades e apoiadores presentes. 

15:50
Orador: Neste momento convido umas das idealizadoras do projeto, Lícia Maciel, para fazer uso da palavra. 

16:00 
Orador: Para encerrarmos nossas atividades, convido Kelvia Vital.

Um comentário:

  1. Parabéns à essas jovens escritoras que se tornaram caçadoras de talento!! Sucesso para vcs!!!

    ResponderExcluir