Páginas

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Evento alusivo aos 16 anos da ALB

Palavras do Presidente da ALB, Dr. Mário Carabajal, sobre o Evento de 31 de agosto de 2017 no Rio de Janeiro - Salão Crystal do Hotel Copacabana Palace

“Confesso haver sido bem difícil atribuir personalidade institucional às comemorações de 16 anos da ALB, no último dia 31 de agosto de 2017, no Hotel Copacabana Palace. Nos minutos que antecediam ao início, após respirar profundamente, embaralhei os diplomas, como as cartas de um baralho - dessa forma, constituímos uma mesa de trabalhos, sem que os demais convidados, também autoridades culturais, viessem a sentirem-se discriminados.
Foi muito difícil também oferecermos as medalhas e comendas de forma 'indiscriminada' aos Convidados. Temos sido muito criticados por mais esta decisão. Alguns, gostariam de receber tais honrarias sem as dividir com ninguém, elevando o significado do ato pela distinção pessoal, em detrimento aos demais convidados.
Enfim! Criticar o Congresso Nacional Brasileiro e a Presidência da República de nosso País com a música 'Reunião de Bacana' (Se gritar pela ladrão) de Bezerra da Silva, confesso, também contou com um pouco de 'rebeldia' - pois, esperavam, todos, o Hino Nacional Brasileiro.
Não obstante, trazer os problemas das ruas do Brasil, decorrentes da incompetência político-administrativa, hoje com 17 milhões de famintos em nosso País, representados na figura de um 'Mendigo', meio a um Jantar de Gala, quebrando definitivamente os laços com os tradicionais ritos acadêmicos do modelo francês, atribuindo-se assim, o real significado da Ordem de Platão à polêmica Academia de Letras do Brasil, foi outro ponto de inconfundível personalidade de uma instituição de cultura politicamente ativa.
Contudo, temos também recebido mensagens e manifestações de entendimento dos propósitos de nossas ações. Escritores e escritoras, com imenso discernimento e competência 'criticointerpretativa', estimulam e permitem a evolução dos próprios sistemas aos quais somos 'todos' partes interdependentes, sofrendo as consequências de incompetências, erros e ganancias dos aviltadores da Pátria Brasileira.
Agradecemos a confiança de todos os nossos Convidados. Obrigado por suas visões apuradas de nossas sublimes intenções”.
(Mário Carabajal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário